Projecto de dissertação do segundo ano do curso Comunicação Multimédia na vertente de Multimédia Interactivo da Universidade de Aveiro.
pesquisar neste blog
posts recentes

Apresentação do Plano de Investigação

Modelo de análise - nova versão

Cronograma

Índice - Enquadramento Teórico

Modelo de análise

Arquitectura do sistema de análise

Metodologia(s) que neste momento considero mais adequada(s)

Pergunta de investigação

Teorias & áreas/autores

How B|P Researched Spore (Actividade PD)

arquivos

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Terça-feira, 5 de Outubro de 2010
Porque escolhi esta temática - Títulos da dissertação

Porque escolhi esta temática?

Em 2008 assisti à conferência cTIC 2009 (IX conferência sobre Tecnologias de Informação e Comunicação) na Escola Superior de Tecnologia de Viseu, onde uma das actividades foi apresentar um projecto de COD4 de um aluno da Universidade de Aveiro pelo professor Dtr. Óscar Mealha. A partir desse momento interessei-me completamente pelo curso e respectivo tema em investigação. Desta forma candidatei-me para o curso de MCMM já a pensar em fazer algo semelhante ao projecto que vi naquela apresentação em Viseu.

Assim sendo a escolha desta temática assentou no facto de eu ter um interesse especial por videojogos e também a preocupação em melhorar os sistemas de interacção e jogabilidade nestes. Outro factor importante foi o facto de eu já trabalhar profissionalmente na área de interacção de utilizador e usabilidade, dois temas imprescindíveis neste projecto.

Entender os movimentos/reacções dos jogadores a partir do eyetracking e pelos dados devolvidos pelo jogo(logfiles), com o fim de que mais tarde, após uma análise aos dados, se possam resolver problemas de interacção ou até de implementação nos jogos do mesmo género(ex.: perceber que certas zonas de um mapa não fazem sentido serem construídas porque os jogadores nunca olham/passam por lá). Em suma é um projecto que ajudará no desenvolvimento de guidelines (linhas orientadoras) que poderão  assistir na melhoria da concepção e do desenvolvimento de vídeo jogos. E é com certeza um projecto desafiador e interessante que poderá vir a ajudar muitas produtoras de videojogos.

 

 

3 possíveis títulos(temporário):

 

Not gonna do:

um estudo da interacção e usabilidade dos menus e opções da home do jogo; 

Perhaps I'll do:

implementar um mod em CounterStrike Source da Universidade de Aveiro, o que inclui o mapa do campus da UA e personagens características da UA;

Don't have a clue:

se tenho ou não que fazer testes com utilizadores/jogadores de CounterStrike a partir da tecnologia de eyetracking


tags: , , , ,

publicado por celsosoares às 14:32

mais sobre mim
Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post

links