Projecto de dissertação do segundo ano do curso Comunicação Multimédia na vertente de Multimédia Interactivo da Universidade de Aveiro.
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Modelo de análise - nova versão

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Modelo de análise

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Quinta-feira, 13 de Janeiro de 2011
Modelo de análise - nova versão

Novo modelo de análise:

Conceitos

Dimensões

Indicadores

Análise de dados

Logfiles (jogo)

Timestamp

Localização x'y'z' no jogo

Acções do jogador

Logfiles (eye tracker)

Timestamp

Point of regard

Interacção (jogador)

Comportamentos

Reacções/atitudes do jogador

Interacção

 

Avaliação (usabilidade/concepção)

... em HCI (Jenny Preece, Alan Dix e Ben Shneiderman)

Questões qualitativas e quantitativas em HCI (suas tipologias)

Métodos e técnicas

... técnicas

Logfiles do jogo (qualitativa/quantitativa)

Logfiles do eyetracker (qualitativa/quantitativa)

Observação do jogador (qualitativa)

Representação visual do contexto videojogo

... em videojogos (Federoff, Magy Seif, Johansen, Kim, Sasse, Desurvire, Pinelle e Wong)

Questões qualitativas e quantitativas em HCI (suas tipologias)

Métodos e técnicas

 

Videojogos

Géneros

Um pouco de todos os géneros

Especificar: First Person Shooter

Videogame modding

 

Motivações (gratificação pessoal, portfolio, desenvolver skills profissionais, comunidade e cultura, prototipagem)

Funcionamento

Indie Games

Ambientes I/O

Tecnologias (social games: facebook, etc; ...)

Game Experience

Satisfação

Aprendizagem

Eficiência

Imersão

Motivação

Emoção

Socialização

Game Mechanics

(Game Play)

Regras de jogo

Objectivos de jogo

Diversão como experiência de jogo

Desafios

Single/Multi-player

Game Design

Game Story

Nível de dificuldade

Estimulação

Game Mechanics

 

Videogame modding

Cultura aberta de desenvolvimento de mods para jogos (ver dissertação de Mário Ventura)

Tipos

Total conversions

Parcial conversions

Unofficial patches

Software de desenvolvimento

id Software

Valve Software

Bethesda Softworks

Firaxis

Crytek

The Creative Assembly

Epic Games

Comunidades

Valve Developer Community

XNA Developers

UDK Community

Level Design

Concepção do nível

Criação de mapas de jogo

Modelação de personagens/objectos

Programação do mod

Lógica inerente do jogo

Problemas no modding

Portabilidade                               

Problemas legais

Inesperadas consequências


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publicado por celsosoares às 20:05

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De joao-ramos a 14 de Janeiro de 2011 às 13:11
Ena, parece-me um bom modelo, Celso! ;) É das poucas coisas que me falta, ainda. Bom trabalho!


De rnmarques a 18 de Janeiro de 2011 às 01:28
Sim. Bom modelo . Bem detalhado ;) Ainda foi um bom tempo a explicar isso no plano não? E como está isso? Praticamente finalizado? ;) Estou curioso com o teu projecto.

Um abraço .


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