Projecto de dissertação do segundo ano do curso Comunicação Multimédia na vertente de Multimédia Interactivo da Universidade de Aveiro.
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Apresentação do Plano de Investigação

Modelo de análise - nova versão

Cronograma

Índice - Enquadramento Teórico

Modelo de análise

Arquitectura do sistema de análise

Metodologia(s) que neste momento considero mais adequada(s)

Pergunta de investigação

Teorias & áreas/autores

How B|P Researched Spore (Actividade PD)

arquivos

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Janeiro 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Sexta-feira, 5 de Novembro de 2010
Modelo de análise

Questão de investigação: De que forma a análise de dados provenientes de logfiles podem contribuir para a avaliação de videojogos com fim em melhorar a concepção e usabilidade destes?

 

Conceitos

Dimensões

Indicadores

Análise de dados

Logfiles (jogo)

Timestamp

Localização x'y'z' no jogo

Acções do jogador

Logfiles (eyetracker)

Timestamp

Point of regard

Observação (jogador)

Comportamentos

Reacções/atitudes do jogador

 

Avaliação (usabilidade/concepção)

Avaliação em HCI (Jenny Preece e Alan Dix)

Questões qualitativas e quantitativas em HCI (suas tipologias)

Avaliação em HCI (Ben Shneiderman)

HCI

Logfiles

 

Logfiles do jogo (qualitativa/quantitativa)

Logfiles do eyetracker (qualitativa/quantitativa)

Observação do jogador (qualitativa)

Avaliação de videojogos

Métodos (focus groups, etc)

Projectos

 

Videojogos

Géneros

Um pouco de todos os géneros

Especificar: First Person Shooter

Videogame modding

 

Motivações (gratificação pessoal, portfolio, desenvolver skills profissionais, comunidade e cultura, prototipagem)

Funcionamento

Indie Games

Ambientes I/O

Tecnologias (social games: facebook, etc; ...)

Game Experience

Satisfação

Aprendizagem

Eficiência

Imersão

Motivação

Emoção

Socialização

Game Mechanics

(Game Play)

Regras de jogo

Objectivos de jogo

Diversão como experiência de jogo

Desafios

Single/Multi-player

Game Design

Game Story

Nível de dificuldade

Estimulação

Game Mechanics

 

Videogame modding

Cultura aberta de desenvolvimento de mods para jogos (ver dissertação de Mário Ventura)

Tipos

Total conversions

Parcial conversions

Unofficial patches

Software de desenvolvimento

id Software

Valve Software

Bethesda Softworks

Firaxis

Crytek

The Creative Assembly

Epic Games

Comunidades

Valve Developer Community

XNA Developers

Level Design

Concepção do nível

Criação de mapas de jogo

Modelação de personagens/objectos

Programação do mod

Lógica inerente do jogo

Problemas no modding

Portabilidade                               

Problemas legais

Inesperadas consequencias


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publicado por celsosoares às 10:19

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